Qual e a função da fosseta loreal das cobras venenosas?




Você talvez já tenha ouvido falar em fosseta Loreal! Mas, você sabe o que é? Esse eficientíssimo órgão concedido pela natureza denominado fosseta loreal, no meu modo de ver: funciona para elas como uma espécie de Sistema de espionagem, defesa e ataque das serpentes peçonhentas.

bothrops-jararaca-da-seca-fosseta-loreal-pupila-vertical

bothrops-jararaca-da-seca. Fosseta-loreal-e-pupila-elíptica-vertical-à-mostra.

A fosseta loreal é um orifício presente nas serpentes peçonhentas, localizado lateralmente na cabeça entre o olho e a narina. É um órgão necessário à sobrevivência destes répteis rastejantes.

As cobras (serpentes) peçonhentas não hesitam em atacar qualquer animal que lhes sirvam de alimento quando elas estão com fome. Ou para se defender de qualquer ser que as ameace. São animais que estão sempre à espreita e que vivem em alerta.

O sistema de defesa e sobrevivência das cobras peçonhentas (serpentes) consegue detectar o perigo ou sua refeição à uma certa distância  até às escuras.

O termo cobra em vários países como África e Ásia, é o nome popular aplicado as najas. No Brasil existem serpentes. Porém, como nomes populares de animais e coisas, ocorrem devido aos costumes de cada povo. É correto no Brasil, chamarmos as serpentes aqui existentes de cobras.

Jararaca-Ilhoa-Bothrops-insularis-Ilha-da-Queimada-Grande-Itanhaem, Sao-Paulo.

Jararaca-Ilhoa-Bothrops-insularis-Ilha-da-Queimada-Grande-Itanhaem, Sao-Paulo.

Quem anda pela mata, passa por rios anda por suas margens precisa estar atento e cuidar-se, porque está entrando no habitat de serpentes peçonhentas ou não.

Ao se sentirem ameaçadas as cobras peçonhentas armam o bote e atacam.  E sua picada é muitas vezes fatal. Daí a importância de ter o máximo de atenção em locais que podem ter serpentes e saber distinguir de longe se a serpente é peçonhenta ou não. Isso com certeza ajuda muito.

Quem diz que é difícil identificar uma cobras venenosas (peçonhenta) está dizendo a verdade. Porém, não é impossível devido ao pequeno orifício presente entre o olho e a narina em ambos os lados da serpente peçonhenta, denominado Fosseta Loreal.

Mas qual é a função da fosseta loreal nas cobras venenosas (peçonhentas)?

O que é Fosseta Loreal? Eu particularmente costumo dizer que é o radar. O sistema de espionagem, defesa e ataque das serpentes peçonhentas.

A fosseta loreal é um dos meios pelos quais se pode dizer se a cobra ou serpente é ou não peçonhenta. Isto porque somente as serpentes peçonhentas possuem este órgão sensorial. Mas, como para toda regra existe exceção. Neste caso temos às micrurus.

Micrurus-mipartitus. Cobra-Coral-Verdadeira

http://cobrasvenenosas.com/Micrurus-mipartitus. Cobra-Coral-Verdadeira

Cobras corais verdadeiras, que fazem exceção à regra. Que, apesar de serem venenosíssimas não apresenta a fosseta loreal, característica das serpentes peçonhentas.

A Fosseta Loreal se apresenta nas serpentes Viperidae.  Estando portanto presente em cobras dos gêneros Crotalus, cascavel. Bothrops, jararacas. E lachesis, surucucu pico de jaca. Cobras como a coral verdadeira e a cobra real não possuem fosseta loreal, pois pertencem à família Elapidae.

Ophiophagus-hannah-Naja-king-cobra-cobra-real

http://cobrasvenenosas.com/Ophiophagus-hannah-Naja-king-cobra-cobra-real

Função e ação da Fosseta Loreal.

Pode crer que a fosseta loreal não existe para nos revelar se a cobra é ou não peçonhenta.  Sua função é detectar calor de forma endotérmica. Estes orifícios são órgãos sensoriais e estão ligados diretamente ao encéfalo da serpente.

Possuem a capacidade de localizar as presas de sangue quente, ou seja, que possuem temperatura superior à do ambiente. Este órgão é essencial à sobrevivência das cobras, já que por meio dele elas podem encontrar sua presa mesmo na escuridão.




Entendendo a Fosseta Loreal

As cobras peçonhentas possuem o hábito de caçarem à noite e para isto utilizam a fosseta loreal, que é na verdade, um órgão sensorial termoreceptor.

Este órgão possibilita perceber a presença de calor no ambiente. Ele permite que as cobras encontrem suas presas (homeotérmicas) de sangue quente, mesmo sem vê-las. Guiam-se apenas pela percepção proporcionada pela fosseta loreal.

A ação da Fosseta loreal

Sabe-se que a fosseta loreal auxilia as cobras na detecção da presa que será seu alimento. Porém, as cobras de hábito diurno não possuem a fosseta loreal, porque sua visão e olfato são suficientes para que cacem seu alimento.

Isto não ocorre com as cobras de hábito noturno, pois sua visão é ineficiente em presença da luminosidade diurna. O olfato apurado não dá conta de resolver o problema, já que elas precisam:

Identificar o ambiente e captar a presença e o tamanho da presa, mas também precisam saber a exata direção e a que distância o alimento se encontra e também como capturá-lo estando ele em movimento.

Este problema foi resolvido com a fosseta loreal que atua como  um excelente mecanismo de localização. A fosseta loreal dotada de membrana cheia de terminações nervosas capta variações de calor.

Veja no passo a passo como funciona a Fosseta Loreal:

  1. A cobra se embrenha pela mata para caçar.
  2. Mais adiante um roedor passa pela folhagem. É um animal homeotérmico e emana emissões de calor.
  3. A fosseta loreal  que possui  membrana com inúmeras terminações nervosas capazes de  captar seres de sangue quente, entra em ação.
  4. A fosseta loreal percebe as variações de calor.
  5. Os raios de calor infravermelhos emitidos pelo roedor atingem a membrana da fosseta loreal.
  6. A membrana da fosseta loreal através das inúmeras enervações que possui, envia ao cérebro da cobra, os sinais percebidos. E então, o cérebro cria uma imagem térmica que fornece todas as informações necessárias  à captura da presa:
  • O tamanho da presa – É percebido através da concentração dos raios infravermelhos.
  • A distância a ser percorrida para alcançar a presa – É percebida por meio da variação de temperatura.
  • Os movimentos da presa – São detectados pelo deslocar constante da imagem térmica formada.

E assim, a natureza prova mais uma vez a sua imperiosa potência. Pois ao meu modo de ver, não há no mundo rastreador ou detector mais eficiente que esta fosseta loreal das cobras. Nem  mesmo existe sistema de defesa tão eficaz como este.

Um grande abraço! Batista

 

 




Se essa informações de alguma forma te serviu ou, você achou interessante. Curta ou compartilhe, e faça com que mais pessoas fiquem informadas.

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.