Qual tipo de socorro prestar a alguém picado por cobra peçonhenta?

Se você por coincidência se deparar com uma pessoa que foi picado por uma serpente, precisando de ajuda? Creio que você assim como maioria das pessoas gostaria de ajudar.  Porém, não tendo conhecimentos específico da área, você saberia o que fazer?

Qual tipo de socorro prestar a alguém picado por serpente peçonhenta?
saiba como agir em caso de necessidade. Quais socorros devem ser prestados. Quais procedimentos são adotados pela medicina.

Entenda como é produzido o soro antiofídico e quais as reações causadas pelo envenenamento.A cobra peçonhenta é um réptil muito temido. É considerada um dos seres mais perigosos do reino animal.

bothrops-jararaca-da-seca-fosseta-loreal-pupila-vertical

Bothrops-jararaca-da-seca. Fosseta-loreal-e-pupila-elíptica-vertical.

 

Picada de cobra peçonhenta – o que fazer? Qual socorro se deve prestar?

Em caso de picada de uma serpente peçonhenta o socorro precisa ser imediato, pois a vida da vítima pode depender de tempo. O veneno da cobra peçonhenta, principalmente de cobra coral, jararaca ou cascavel, pode levar à morte em poucas horas.

Por isto a importância de um primeiro socorro adequado. O tratamento é a aplicação do soro antiofídico e este precisa ser aplicado o mais rapidamente possível, entre 2 ou menos e até no máximo 6 horas após o acidente.

Então, em caso de picada de uma cobra peçonhenta tome a atitude certa!  O Instituto Butantã e outros órgãos com largos entendimentos neste assunto nos orientam que nestes casos deve-se:

  • Lavar bem o local da picada usando somente água e sabão. Ou não tendo sabão momento, lavar apenas com água.
  • Manter a vítima hidratada, oferecendo goles de água constantemente.
  • Manter o local do corpo que foi picado voltado para cima.
  • Buscar socorro médico rapidamente.

O que não se deve fazer em casos de picada de cobra peçonhenta.

  • Não faça torniquete no local da ferida
  • Não fure nem faça cortes no local da ferida ou em ao redor do local.
  • Não aplique nenhum tipo de pomada ou qualquer outra substância como: pó de café, querosene, fumo ou outros sobre a picada ou em torno dela.

O procedimento correto ao socorrer a pessoa picada por cobra peçonhenta pode evitar complicações futuras. A picada de cobras com poder de inoculação de veneno é tratada corretamente através da aplicação do soro antiofídico.

Que tipo de tratamento é feito no caso de picada de uma cobra peçonhenta?

surucucu-pico-de-jaca

http://cobrasvenenosas.com/Lachesis-muta-surucucu-pico-de-jaca. Bico-de-jaca, entre outros apelido.

O procedimento é o mesmo para todos os casos. Porém, a primeira ação do médico será tentar identificar o tipo de cobra responsável pela mordida.

Por isto, se não houver riscos de novo acidente, e se houver condições de capturar a serpente viva ou morta. É bom levar a cobra responsável pela picada ao centro de atendimento para o profissional que vai prestar o socorro, possa identificar o tipo de envenenamento.

Caso contrário o médico fará perguntas sobre a cobra para analisar as características e avaliar o tipo de soro que será usado.

Esta ação é necessária porque existem diversos tipos de envenenamento. E, para cada tipo de acidente ofídico, existe um soro antiofídico específico. Ainda existem os soros Polivalentes que pode ser aplicado em alguns casos.

Um exame criterioso é feito na vítima para analisar a extensão do envenenamento e os fatores de risco imediato. Depois de avaliar todas as condições se iniciará o tratamento com o soro polivalente ou específico para o caso.

Soro antiofídico

O soro antiofídico é o único tratamento realmente adequado e eficaz no caso de picada de uma cobra peçonhenta.

Crotalus-Durissus-Culminatus

http://cobrasvenenosas.com/Crotalus-Durissus-Culminatus. Cascavel

Este antídoto contra a picada das serpentes peçonhentas. Ele é produzido pelo Instituto Butantã e é feito com o próprio veneno que é retirado de cobras vivas em conjunto com o sangue do cavalo.

Para elaboração do soro, o veneno é retirado das cobras, que são doadas ao Instituto Butantã e lá vivem em cativeiro. A seguir este veneno é aplicado em cavalos em pequenas doses que não irão prejudicar o animal.

Esta ação provoca uma reação no corpo do cavalo. Ele começa a produzir anticorpos que atuam contra o veneno. Depois de algumas semanas o sangue do cavalo é retirado, (a quantidade de sangue retirada é em torno de 3% do peso do animal, para não causar danos). O sangue já contendo os anticorpos é usado para a produção do soro.

As reações causadas nas vítimas pelo envenenamento proveniente da picada de uma serpente.

micrurus_diastema-Cobra-Coral-Verdadeira.

http://cobrasvenenosas.com/micrurus_diastema -Cobra-Coral-Verdadeira.

Uma pessoa ao ser picada por uma cobra peçonhenta pode apresentar diversos sintomas próprios da reação do organismo ao veneno. Para cada tipo de cobra há reações diferentes.

Observe o quadro abaixo:

Tipos de cobras Sintomas – reação do corpo
Coral verdadeira A vítima apresenta visão dupla, falta de ar, pálpebras caídas, dificuldade para engolir.
Cascavel Não apresenta lesão profunda e evidente no local da picada. A vítima sente formigamento. Dificuldade em abrir os olhos, visão dupla e turva, dor generalizada, urina de cor avermelhada.
Jararaca A pessoa picada apresenta inchação, hemorragia local, hemorragia na gengiva e dor no local da picada.
Surucucu  Inchação, dor e hemorragia local, alterações cardíacas e diarreia.

 

Se você achar esse post informativo ou interessante, passe esses conhecimentos adiante. Curta ou compartilhe, e informe a mais pessoas sobres esses conhecimentos.

Um abraço! Batista

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.