Cobras venenosas campeãs de acidentes!


Com certeza no Brasil, você , eu e maioria das pessoas já ouvimos falar em Jararacas (Bothrops). Surucucu pico-de-jaca (Lachesis Muta). Cobras Corais Verdadeiras (Micrurus) e Cascavéis (Crotalus Durissus). Porém poucos sabiam os seu respectivos nomes científicos e quais as cobras venenosas campeãs de acidentes. E você saberia dizer antes de ler este artigo? Talvez sim, ou não.

bothrops_moojeni-jararaca

http://cobrasvenenosas.com/bothrops_moojeni-jararaca

As cobras despertam muita curiosidade. Principalmente com relação aos danos que causam  com suas picadas. Os envenenamentos provocados pelas toxinas que provem de picadas das cobras venenosas, são denominados acidentes ofídicos.

Acidentes Ofídicos no Brasil

São 4 os tipos de acidentes ofídicos que ocorrem no Brasil: Acidentes Botrópicos – provocados pelas cobras do gênero Bothrops. Jararacas, Urutus, Jararacussu, entre outras. Acidentes crotálicos-são causados pelas cobras cascavéis.  Acidentes laquéticos – é o grupo da surucucu bico de jaca.  Acidentes elapídicos- são causados pela cobras corais verdadeiras.

Todos os grupos são constituídos por cobras venenosas ( peçonhentas ) que carregam em si peçonha com toxinas que podem ser fatais para o homem ou animais Irracionais. Estas cobras são conhecidas como peçonhentas, pois seus dentes são adaptados para a inoculação de veneno em suas vítimas.

denticao-das-cobras-peçonhentas-e-não-peçonhentas.

http://cobrasvenenosas.com/denticao-das-cobras-peçonhentas-e-não-peçonhentas.

Algumas destas cobras são campeãs de acidentes.

No Brasil os acidentes ofídicos que mais ocorrem são os acidentes Botrópicos. Por isto este grupo será o principal objeto de nosso estudo neste artigo.

Cobras peçonhentas campeãs de acidentes.

As cobras que mais fazem vítimas na América do Sul, são do gênero Bothrops, pertencem à família Viperidae e são as campeãs em acidentes. Neste grupo encontramos as cobras: jararaca, combóia, jararacuçu, urutu, caiçaca, entre outras.

Este gênero de cobras são encontrados em diversos locais da América do Sul. Vivem nas margens de rios, em áreas próximas ao litoral, em áreas urbanas e agrícolas. Elas são responsáveis por 90,5% dos acidentes ofídicos. As cobras deste grupo são as campeãs de acidentes ofídicos, assim como são as que mais causam acidentes fatais.

As espécies que mais causam vítimas são a Bothrops-Asper – encontradas no Peru, na Colômbia e na Venezuela.

Bothrops-Asper-Jararaca

http://cobrasvenenosas.com/Bothrops-Asper-Jararaca

Bothrops atrox  – encontrada na Amazônia Brasileira e a jararaca encontrada no centro-sul do Brasil. A taxa de mortalidade de acidentes ofídicos nos quais elas se envolvem fica em torno de 7% sem o uso do antídoto. Com o uso do soro antiofídico a taxa de mortalidade varia entre 0 a 3% dos casos.

O veneno das cobras campeãs em acidentes:

A Peçonha das cobras possui a função de paralisar a presa e lubrificar iniciando a digestão, já que as cobras não mastigam seu alimento.

As cobras do gênero Bothrops, possuem veneno que apresenta ação proteolítica provocando inchaço e necrose, podendo comprometer seriamente o membro afetado. Além disso, a pessoa sente tontura, vômitos, e outros sintomas.


No Brasil, as cobras venenosas (peçonhentas) campeãs de acidentes são as jararacas. Elas são causadoras de 90% dos acidentes ofídicos em nosso país. Felizmente, devido ao soro antiofídico a mortalidade que decorre destes acidentes chega a apenas 3% dos casos.

Jararaca – A campeã em acidentes.

As jararacas são as campeãs dos acidentes ofídicos no Brasil, pelo fato de possui várias espécies. E as mais conhecidas são:

  • Jararaca-verdadeira-(Bothrops jararaca) Seu habitat são as matas das regiões sul e sudeste.
    bothrops-neuwiedi-jararaca-boca-de-sapo

    http://cobrasvenenosas.com/Bothrops Neuwiedi, Jararaca pintada. Jararaca verdadeira, Boca de Sapo.

     

  • Cotiara (Bothrops cotiara) – É encontrada nas Matas da Serra da Mantiqueira,
    bothrops-fonsecai-cobra-cotiara.

    http://cobrasvenenosas.com/bothrops-fonsecai-cobra-cotiara.

     

  • Jararaca-verde (Bothrops bilineatus) – Seu habitat são as matas primárias.
    bothrops-bilineatus-Jararaca Verde.

    http://cobrasvenenosas.com/bothrops-bilineatus-Jararaca Verde.

     

  • Jararaca-do-norte (Bothrops atrox) – Vive na Amazônia.
    bothrops-atrox-filhote

    http://cobrasvenenosas.com/bothrops-atrox-filhote

     

  • Jararaca-da-seca (Bothrops erythromelas) –Seu habitat é a caatinga. Esta cobra tem o comprimento de apenas 60cm.



    Mas não é boa ideia e nada aconselhável tentar medir o seu grau de periculosidade pelo seu tamanho.

    bothrops-jararaca-da-seca.

    http://cobrasvenenosas.com/bothrops-jararaca-da-seca.

     

  • Jararacuçu (Bothrops jararacussu) – Vive em matas brasileira

    Bothrops-jararacussu.

    http://cobrasvenenosas.com/Bothrops-jararacussu.

Porém a jararaca não produz apenas elemento que nos causa mal. Vale dizer que as substâncias que compõe os venenos dessas espécies podem ser utilizadas pelos seres humanos, como é o caso do veneno da Jararaca comum (Bothrops jararaca) que deu origem a dois medicamentos anti-hipertensivo como o captopril e o evasin.

Seu veneno serve como base para alguns importante remédio para hipertensão arterial. Assim como para produtos de beleza. O fato das jararacas serem as maiores causadoras de acidentes ofídicos é devido à grande quantidade desta espécie espalhada pelo Brasil.

Os acidentes ofídicos e o impacto ambiental

As cobras são seres que estão presentes em muitos ambientes, em sua maioria rurais. Muitas vezes são encontradas em locais urbanos, fora de seu habitat. Este fato é resultado do desrespeito dos animais racionais ( humanos ) com desmatamentos e queimadas ao habitat natural destes seres.

Além disso, o crescimento desordenado das áreas urbanas e a falta de infraestrutura para saneamento básico faz gerar acúmulo de lixo, que se torna moradia de roedores e atrás dos ratos vem as cobras, que são atraídas pela abundância de alimento. Neste caso as serpentes invadem a zona urbana fazendo crescer o número de acidentes ofídicos.

Um Abraço! Batista


beruby - lhe devolvemos dinheiro pelas suas compras online

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.