Quais as causas e efeitos da picada de uma cobra venenosa?


beruby - lhe devolvemos dinheiro pelas suas compras online

A população de serpentes no território Brasileiro, é composta atualmente por 386 espécies. Sendo que 16.32 %, cerca de 63 famílias são peçonhentas. E cada uma destas famílias possuem um tipo de peçonha diferente.  A avaliação do efeito da picada de uma serpente peçonhenta, somente pode ser feita após o acontecido e são muitas vezes danoso, irreversíveis ou fatais.

acidente-ofídico. Efeito-da-picada-de-uma-serpente-peçonhenta.

http://cobrasvenenosas.com/acidente-ofídico. Efeito-da-picada-de-uma-serpente-peçonhenta.

Pois este pode ser um acidente ofídico simples ou, de gravidade com efeito devastador. E esta avaliação do tipo de envenenamento somente será feita pelo profissional de saúde após o acontecimento.

E com certeza, ninguém quer ser picado para descobrir. Portanto, a melhor avaliação que pode ser feita antes para evitar danos,  é prevenir-se.

A pessoa que entra na mata, habitat natural das serpentes peçonhentas ou não, arrisca-se a ser picado. A picada geralmente ocorre quando a serpente sente-se acuada. Às cobras ou serpentes picam para se defender quando estão em perigo, ou, para se alimentar quando estão com fome.

Também não devemos esquecer que no ambiente desses animais somos nós os invasores. E com as nossas ações irresponsáveis quase sempre estamos lhes causando problemas com queimadas e desmatamentos.

Seu veneno tem o objetivo de paralisar a vítima, lubrificar e iniciar a digestão. Os efeitos da picada de uma serpente peçonhenta são diversos, inclusive levar à morte por envenenamento. O envenenamento, é denominado acidente ofídico e podem ser:

  • Acidente Botrópico – é causado pela picada das jararacas.
    bothrops-jararaca-da-seca-fosseta-loreal-pupila-vertical

    Bothrops-jararaca-da-seca. Fosseta-loreal-e-pupila-elíptica-vertical-à-mostra.

    Podem surgir manchas roxas no local da picada e além do sangramento a vítima sente dor, também aparece inchaço no local da picada.

  • O acidente  laquético causa vômitos, queda de pressão, além de dor. E é causado por picada de surucucu.

    surucucu-pico-de-jaca

    http://cobrasvenenosas.com/surucucu-pico-de-jaca

  • A picada da cascavel causa um tipo de acidente chamado crotálico  – Ao ser picada a vítima sente  dificuldade de manter os olhos abertos, formigamento, a urina fica escura  e a pessoa sente muita  dor.

    Crotalus-durissus-cascavel.

    http://cobrasvenenosas.com/Crotalus-durissus-cascavel.

  • Os acidentes ofídicos denominados elapídicos. São atribuídos a coral verdadeira. é Neste tipo de picada a vitima apresenta aspecto sonolento,  pálpebras caídas visão borrada ou dupla.

    micrurus-lemniscatus

    http://cobrasvenenosas.com/micrurus-lemniscatus. Cobra Coral Verdadeira

A ação e os diversos Tipos de peçonha:

A picada de uma serpente peçonhenta pode apresentar diferentes efeitos, conforme os danos que causam aos organismos. Temos, portanto, diversas categorias de peçonha que agem em diferentes órgãos e tecidos do corpo dos outros animais.



Observe então as diversas categorias de venenos caracterizados conforme sua ação:

  1. Citoxinas- É o veneno composto de toxinas que age sobre as células da vítima. A ação deste veneno acontece no local da picada e ele tem por objetivo iniciar a digestão antes mesmo da presa ser comida. É uma toxina que destrói as membranas das células, causando a morte dos tecidos do corpo.
  2. Neurotoxinas- possui toxinas que agem especificamente sobre o sistema nervoso. Sua ação é a de bloquear os impulsos nervosos, paralisando a vítima. Pode levar à parada respiratória. A pessoa afetada pode ter ataques epiléticos seguidos de morte . Este tipo de veneno neurotóxico tem ação muito rápida. É encontrado nas corais verdadeiras e nas cascaveis .
  3. Hemotoxinas – Esse tipo de toxina age atacando as células vermelhas (hemácias) do sangue destruindo as veias, causando assim a morte por hemorragia. As hemotoxinas podem também coagular o sangue, que desta forma fica impedido de passar por veias e artérias. Esta ação provoca a parada do fluxo sanguíneo. Essa toxina é encontrada, por exemplo, no veneno da víbora-do-gabão , do habitat africano.

    Víbora do Gabão (Bitis Gabonica)

    http://cobrasvenenosas.com/Víbora do Gabão (Bitis Gabonica)

As causas da picada de cobra ou serpente peçonhenta.

A cobra ou serpente peçonhenta pode picar pessoas ou animais. A causa da picada geralmente é considerada por nós como maldade e agressão, mas na maioria das vezes, são dois os motivos que as levam a picar:

    • Para se alimentar:


A cobra se alimenta de ovos e de outros animais, inclusive outras cobras. São carnívoras por natureza.  Sua alimentação inclui: pássaros, insetos, lagartos, ratos, etc. Elas usam o veneno para paralisar suas vítimas. O veneno tem também a ação de lubrificar a carne das vítimas e iniciar a digestão mesmo antes de serem devoradas.

Algumas serpentes que não possuem veneno matam suas presas por constrição. Neste caso a cobra se enrola no corpo da vítima, apertando-a até a morte. Depois de se alimentarem, elas entram numa espécie de torpor, ou seja, ficam entorpecidas até que se conclua a digestão. Este processo é lento, e levam em média  1 semana para digerir o alimento.

  • Para se defender

Geralmente as cobras ou serpentes não atacam os seres humanos. Algumas espécies são agressivas, mas ainda assim não costumam atacar, a não ser que sejam acuadas ou para se defenderem.

As serpentes não venenosas (peçonhentas) costumam fugir e se esconder evitando contatos com o homem. Somente as serpentes ou cobras peçonhentas armam o bote e podem atacar e picar para se defenderem. A exceção das micrurus. Cobras (serpentes) Corais Verdadeiras.

Um grande abraço! Batista




Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

28 thoughts on “Quais as causas e efeitos da picada de uma cobra venenosa?”

  1. Muito bom Batista!!! Muitas pessoas matam esses animais pq simplesmente n conhecem..acham que são agressivos, que seu veneno e irreversivelmente letal , que são ameaças para nós, quando na verdade nós somos a ameaça.

    1. As serpentes não produz apenas elemento que nos causa mal. Vale dizer que as substâncias que compõe os venenos dessas espécies podem ser utilizadas pelos seres humanos, como é o caso do veneno da Jararaca comum (Bothrops jararaca) que deu origem a dois medicamentos anti-hipertensivo como o captopril e o evasin.

      Seu veneno serve como base para alguns importante remédio para hipertensão arterial, assim como o veneno da cascavel deu origem a importante cola cirúrgica, entre feitos realizados e ainda em estudos. Sem falar de produto de beleza que é fabricado a partir do veneno de cobra.

      As pessoas esquecem que as matas são habitat dos animais peçonhentos ou não, e que nós somos invasores e quase sempre lhes causamos problemas com queimadas e desmatamentos.

      Valeu Diógenes, um abraço! Batista

        1. Olá Wesley, obrigado pela sua visita. Porém se você soubesse que o veneno de algumas serpentes contribuem para a medicina salvar vidas humanas, além de contribuir também para à fabricação de produtos de beleza, talvez você não tivesse essa opinião.

          Mas é a sua opinião e tem que ser respeitada. Um abraço! Batista

        1. Olá MJBatista. Obrigado pela visita. O acidente causado por picadas de cobras (serpentes) é denominado acidente ofídico. A cobra urutu na lista das Peçonhenta Brasileiras, ocupa a 8ª posição como uma das mais temidas. A bothrops alternatus (urutu) Possui um veneno de alta toxicidade. É uma das cobras mais peçonhenta do Brasil.

          Possui presas solenóglifa. Isso já indica que a dentição da urutu é dotada com orifício central como nas agulhas de seringas, para injetar o veneno em suas vítimas.

          Para mais esclarecimentos, visite: http://cobrasvenenosas.com/as-10-cobras-mais-venenosas-do-brasil/

          Um grande abraço! Batista

  2. Fui picada por uma cobra a dor é horrível..logo que Fui picada inchou e muito minha picada foi no pe e até minha coxa ficou inchada roxa e super doída.. a sensação é super ruim além de demorar dias para passar o inchaço..

    1. Olá Katiane, obrigado pela sua visita. Não sei se você foi picada por descuido ou vacilo, mas já tendo sido vítima da picada de uma serpente, creio que agora tenha mais cuidado para não ser vítima novamente. Um abraço! Batista

      1. Pois eu com 13 anos fui puxada por uma cobra e até hoje não consegui ter filhos ,Pois sera que vê por isso?Pois minhas pernas inchou muito fiquei ruim pensei que ia morre pois tem como vc mim explicar por favor

        A

        1. Olha Meire, eu sinceramente não creio que o motivo de você ainda não ter conseguido gerar um filho, esteja relacionado ao fato de você ter sido puxada por uma cobra não. O motivo de você ainda não ter tido um filho é porque ainda não foi da vontade de Deus.

          Neste caso acho que você deve consultar um médico e ser diagnosticada. Somente um especialista em medicina pode te informar sobre esse assunto. Mas não creio que tenha alguma relação com o acidente ofídico sofrido por você no passado. Grande abraço! Batista

    1. Olá Valéria, obrigado pela sua visita ao blog. À primeira providência a ser tomada é levar o (a) acidentado (a) a um centro de saúde onde tenha o soro anti-ofídico. Creio que isso foi feito. Depois, baseando no seu relato. O acidente ofídico que deixa a vítima com visão turva é de características crotálicas, ou seja: São sintomas apresentados numa vítima de picada de uma cascavel.

      Que são: Edema discreto ou ausente, dor discreta ou ausente, parestesia, ptose palpebral, diplopia, visão turva, urina avermelhada ou marrom. Insuficiência respiratória aguda em casos graves. Ocorre o aumento de tempo de coagulação sanguínea, e a vítima pode falecer por insuficiência renal aguda.

      Já os sintomas dos acidentes laquéticos (surucucu-pico-de-jaca) são: bradicardia, hipotensão arterial (Pressão sanguínea baixa), sudorese, vômitos, náuseas, cólicas abdominais e diarreia. A vítima poderá falecer por insuficiência renal aguda.

      Os sintomas dos acidentes Botrópicos (jararacas). Essa espécie de serpentes pode ser encontrada nos Estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Bahia entre outros estados do território nacional.

      Seu veneno atua de forma proteolítica, causando diversos sintomas como exemplo: náusea, vômitos, hematoma local, falência dos rins e hemorragia intracraniana. Portanto, é difícil te dizer qual tipo de cobra foi a causadora do acidente.

      Sinto muito muito não poder te afirmar com certeza qual espécie foi a causadora do acidente. Um abraço! Batista

  3. Boa tarde! Fui picado por uma cobra jararaca e tomei o soro fiquei no hospital três dias e estou em casa.. porém formou uma bolha eos médicos disseram que não pode fura e nem estourar essa bolha , gostaria de saber quanto tempo isso demora para contrair? Dói muito!!!

    1. Olá Evaldo, obrigado pela sua visita, e peço desculpas pelo atraso na resposta. Tive um problema com internet, foi inevitável isso não acontecer. Evaldo, o soro antiofídico é o procedimento correto, às bolhas são normal e realmente não podem ser furadas. porém não posso te dizer com propriedade quantos dias elas levam para secar porque não sou médico.

      Mas, caso a (s) bolha (s) ainda esteja (m) cheias consulte um médico, e, de preferência o que te atendeu.

      Um grande abraço e melhoras a você! Batista

  4. Fui picada por uma cobra cascavel tomei o soro e algumas injeções mas depois de 7 dias começou a doer inchar e a escurecer o local estou tomando antibiótico para ver se melhora mas tenho muito medo nossa é sem dizer que dói demais hoje está com9 dias e ainda está preta uma parte do local.

    1. Olá patrícia, obrigado pela sua visita. Quanto aos sintomas que você descreveu: no momento da picada e a persistência do mesmo por alguns dias é normal, porém, com a proporção do tratamento a tendência é melhorar a cada dia!

      Caso você esteja achando que não está tendo evolução no tratamento, o que você terá que fazer é voltar ao médico e contar-lhe o que está acontecendo. De preferência ao médico que prestou-lhe os primeiros atendimento.

      Um abraço! Batista

    1. Olá boa tarde, Obrigado pela sua visita ao site e peço lhe desculpas pela demora na resposta. Os sintomas os quais foram descrito em sua mensagem são as características da picada das cascavéis. Porém não posso lhe garantir com propriedade quantos dias levam esses sintomas porque não sou médico.

      Caso já tenha muitos dias e os mesmo sintomas persistirem, o mais indicado é voltar ao médico novamente, pois, somente um especialista em medicina pode informar com propriedade sobre o tempo de duração desses sintomas e se eles são reversíveis ou não.

      Um abraço e melhoras a sua sobrinha! Batista

  5. Por favor me oriente á sete anos atras meu esposo foi mordido por uma cobra de nome urucutu cruzeiro,foi socorrido imediatamente foi levado ate o hopspital do butanta,o instituto ficou internado por sete dia,teve alta so que ultimamente ele sente muita dor no local onde foi mordido ,e principalmente quado vira o tempo qual o procedimento a seguir por favor .ele deve voltar lá no butatã? por favor se puder me responder no meu email eu agradeço.

    1. Bom dia Ivonete. Obrigado pela visita ao site! Olha Ivonete, entre as cobras Brasileiras, a Urutu cruzeiro, é uma das mais peçonhentas. Seu veneno é necrosante, hemorrágico e coagulante e pode deixar sequelas. mas não posso te afirmar que os sintomas que o seu marido sente seja ligado ao acidente ofídico.

      O procedimento correto a seguir é voltar lá no butatã, e falar com o médico sobre o acidente e os sintomas atuais do seu marido

      Espero ter te ajudado! Um abraço! Batista.

  6. Prezado Batista,

    Temos encontrado diversas cobras por perto de nossas casas na região rural de Itu-SP (característica de muitas pedras), como cascavel, falsa coral, jararacas e jiboias nos últimos dias. Estamos bastante preocupados por conta das crianças que circulam para brincar e obviamente com risco de serem picadas.

    Não existe a pretensão de machucar os animais, sabemos da importância deles, normalmente coletamos os animais e devolvemos a natureza em locais distantes.

    Gostaria de saber se existe algum fenômeno ligado a aparição como por exemplo, muita chuva ou altas temperaturas e se existe algo que possa inibir a presença das serpentes (repelente natural ou artificial) próximo às residências.

    Por último as vezes tiramos fotos, pois não sabemos qual tipo da cobra e gostaríamos de saber se podemos enviar a algum lugar (foto) para sabermos a espécie.

    Obrigado e Parabéns pelo seu trabalho!.

    1. Olá Paulo, obrigado pela visita e minhas sinceras desculpas pela demora na resposta! Olha Paulo, geralmente quando chove, às serpente se abriga e quando esquenta elas saem para caçar.

      Quanto a repelentes que espante cobras: O primeiro passo importante a ser dado é manter o seu quintal e ao redor da casa sempre limpo, aparando a grama e removendo palheiros, pilhas de madeira, pedras grandes, folhas, além de lixos e entulhos. Procure também de alguma forma espantar ou remover tudo aquilo que sirva de alimentação para as cobras.

      Como por exemplo os ratos e lagartos. Eu não posso te garantir que os repelentes que vou te indicar funcione porque nunca usei. Porém, existem pessoas que queima pano ao redor da casa, outras queima borracha e algumas usam essas misturas que vou te informar agora.

      Repelente de enxofre seco:
      O repelente deve ser feito em uma área bastante ventilada. Você vai precisar de:
      – dois copos de enxofre
      – um copo de bolinhas de naftalina
      – ½ copo de pimenta vermelha triturada
      Misture bem todos os ingredientes e borrife em seu quintal, jardim e dependências, sempre onde as cobras podem aparecer. Repita a cada 30 dias ou depois de temporais.

      Repelente de enxofre seco
      O repelente deve ser feito em uma área bastante ventilada. Você vai precisar de:
      – dois copos de enxofre
      – um copo de bolinhas de naftalina
      – ½ copo de pimenta vermelha triturada
      Misture bem todos os ingredientes e borrife em seu quintal, jardim e dependências, sempre onde as cobras podem aparecer. Repita a cada 30 dias ou depois de temporais.

      Foto: Reprodução
      Repelente líquido
      Para preparar você vai precisar de:
      – quatro copos de amônia
      – um copo de detergente de limão
      Misture bem e borrife nas áreas em que não deseje que as cobras apareçam. Reaplique sempre após fortes chuvas ou de duas em duas semanas.
      Naftalina e canela
      Pegue uma lata de café ou achocolatado e faça alguns furos nas laterais. Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.
      Animais caçadores
      O gato é um animal caçador por natureza. Você pode ter um gato e ele vai ajudar a afastar as cobras e ratos de suas casas. Eles começam a persegui-las devido à movimentação que fazem. Isso vai ajudar a afastá-las. No caso de fazer identificação: você pode entrar em contato com o corpo de Bombeiros da sua cidade ou instituto butantã.
      (011) 3726-7222
      Avenida Doutor Vital Brasil 1500, São Paulo, Estado de São Paulo 05503-900, Brasil

    1. Olá Jennifer, Obrigado pela sua visita. Às cascavéis são Serpentes terrícolas e não arborícolas. São serpentes de atividade crepuscular e noturna, pode também ser vista durante o dia.

      O seu hábitat é em campos abertos e regiões secas e pedregosas. Sua distribuição ocorre na América do Sul, principalmente no território brasileiro.

      Estão presentes nos cerrados do Brasil central, nas regiões áridas e semi-áridas do Nordeste, nos campos e áreas abertas do Sul, Sudeste e Norte.

      Espero ter sanado às suas dúvidas!

      Um grande abraço! Batista

  7. Boa tarde, meu pai foi picado por uma jararaca, sentiu muita dor no local e ficou coma urina avermelhada, mais foi medicado e agora já está em casa, porem depois que saiu do hospital apareceu uma macha roxa enorme em sua perna, sera o que deve ser, ele ainda corre algum risco?

    1. Oi Jades, obrigado pela sua visita ao site. Jades, geralmente nas picadas das jararacas, há Hemorragia, edema local, além de destruir os tecidos e causar sérias complicações, pelo fato do veneno atuar de forma proteolítica, causando diversos sintomas como exemplo:

      Náusea, vômitos, hematoma local, hemorragia intracraniana e falência dos rins. O que é normal e pode escurecer a urina. Quanto ao seu pai, ainda correr risco ou não! Não posso te garantir porque não sou médico. Mas, para um tratamento eficaz, o soro usado para combater o veneno das jararacas, é o antibotrópico.

      Espero ter te ajudado, e melhoras ao seu pai.

      Um abraço! Batista

      1. Boa noite Estava andando de moto à noite por uma estrada de terra quando tive que para minha moto por causa de uma vaca estava de bota fui mordido por uma cobra mais ela só pegou de raspão senti uma queimação é uma dor na perna mais só procurei o médico depois de uns dias e o médico só passou ibuprofeno e dipirona corro algum perigo

        1. Olá Bruno. Obrigado pela visita ao site e espero que você esteja e continue bem. Bruno, o mais sensato da sua parte seria ter procurado atendimento o quanto antes após o acidente. Porém, quanto a você correr risco ou não, eu não posso te dizer por que não sou médico.

          Eu creio que, quem te prestou atendimento deve ter sido uma pessoa capacitada que, em seu diagnóstico constatou que você não precisava tomar o soro anti-ofídico.

          Caso você esteja sentindo algo que não considere normal em seu corpo, deve voltar novamente a um médico e contar-lhe tudo sobre o ocorrido. Te desejo saúde e sucesso.

          Um grande abraço! Batista

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.