Acidentes Ofídicos no Brasil

Os acidentes denominados como ofídicos, são todos aqueles que ocorrem por picadas de cobras, independente da espécie ou gênero e se esta é ou não peçonhenta. Porém, é claro que, as picadas de serpentes não peçonhentas oferecem menor risco de morte por não haver envenenamento. Mas também não dispensa a consulta médica para avaliar o teor da gravidade, pelo fato de haver bactérias na boca das cobras.

Os acidentes ofídicos no Brasil de maiores gravidadessão causados pela serpentes dos gêneros Bothrops, Crotallus, Lachesis e Micrurus. E estas ocorrem em todo território brasileiro. Descubra como agem os seus venenos em nosso corpo e qual sua função no metabolismo das cobras.

Você já imaginou o que passa uma pessoa vítima de peçonha de cobra? Já pensou em qual é a sensação? O medo de ver-se tão perto da morte? E a dor tomando conta do membro que foi atingido?

Talvez você, eu e muita gente que graças a Deus, não passamos por isso, não sabemos qual é a sensação. Ou, quem sabe você assim feito eu, faça parte do percentual de brasileiros que nunca pensou na possibilidade de ser picado por uma cobra, por que reside longe de seus habitat? Mas, mesmo assim vale a pena aprender tudo que pudermos sobre elas.

Nenhuma informação é vã. Todas fazem sentido. Então, prepare-se para entrar no mundo do aprendizado básico sobre ofiologia e conhecer os venenos mais potentes do Brasil e alguma espécies de cobras venenosas. Quer saber mais sobre elas?  Então vem comigo.

Os venenos mais potentes do Brasil

São dos quatro gêneros citados acima e suas aliadas. E nesse artigo vamos conhecer bem de perto os tipos de venenos mais potentes do Brasil. e quais são as cobras.

Para começo de conversa é preciso esclarecer que no Brasil há uma média de 63 espécies de cobras (serpentes) peçonhentas, conforme a última lista de répteis brasileiros, divulgada em 2015.

Estas serpentes possuem a capacidade de inocular potentíssimas toxinas que levam à morte. Saiba que os venenos são diferentes e para cada um existe um tipo diferente de soro. Conheça aqui os mais potentes, seus efeitos e os soros que lhes fazem frente.


Inoculados pelas cobras peçonhentas, eles são toxinas com capacidade para matar ou provocar grandes danos ao organismo de um ser vivo. Mas sua função não é tirar vidas. As substâncias produzidas nas glândulas venenosas tem o objetivo de auxiliar na digestão da presa. Isto significa que a produção de peçonha faz parte do metabolismo das cobras.

Esta substância que tanto mal nos causa se for inoculado em nosso corpo, é fundamental para a sobrevivência das serpentes (cobras peçonhentas). Elas funcionam como ajuda na caçada da vítima. Em primeiro lugar a secreção inoculada tem por objetivo paralisar a presa. Este efeito paralisante é para que o alimento não fuja antes de ser digerido.

Desta forma, mesmo as cobras mais lentas têm sua refeição garantida. Outra função é a de lubrificar o corpo da vítima para facilitar a digestão. Por isto, é que muitas vezes as pessoas picadas por cobras ficam com imensas e horríveis feridas no local. O que acontece é que a toxina inicia a digestão e por isto degrada e decompõe os tecidos.

acidente-ofídico. Efeito-da-picada-de-uma-serpente-peçonhenta.

http://cobrasvenenosas.com/acidente-ofídico. Efeito-da-picada-de-uma-serpente-peçonhenta.

Características dos venenos mais potentes do Brasil

À peçonha das cobras é um poderoso composto tóxico. É uma substância constituída por enzimas e outras proteínas. Sua potência pode variar conforme a espécie, mas também existem variações de veneno até dentro das mesmas espécies, e podem depender também da idade do animal.

A peçonha é um liquido com características viscosas, tem cor esbranquiçada de um branco meio turvo ou é de cor amarelada. Fica armazenada em glândulas secretoras, em ambos os lados da cabeça da cobra, abaixo dos olhos e atrás destes.

Dente-de-uma-cobra-venenosa escorrendo veneno

http://cobrasvenenosas.com /dente-de-uma-cobra-venenosa-escorrendo-veneno

Trata-se de glândulas salivares modificadas para possibilitar a produção de toxinas.  Os músculos compressores protegem estas glândulas que estão ligadas aos dentes por canais ou orifício como nas agulhas de seringas.

Ao atacar a vítima, a cobra contrai a musculatura e o líquido peçonhento é eliminado pelos dentes inoculadores.

Os venenos mais potentes do Brasil

Os piores venenos do Brasil são divididos em algumas categorias conforme a ação que exercem no organismo dos seres vivos. Sua nomenclatura revela o efeito que causam. Os mais potentes são os que estão classificados dentro das categorias abaixo:

Venenos Proteolíticos /Citotóxicos ou Necrotóxicos

A ação deste veneno lesiona e decompõe os tecidos. Na substância estão presentes proteínas tóxicas que necrosam tecidos e músculos do corpo. O veneno atinge os membros provocando terríveis lesões no local afetado diretamente pela toxina. Provoca reação inflamatória aguda. A vítima sofre dores e edemas. Podem surgir bolhas e hemorragias. As cobras que inoculam este tipo de veneno são: as jararacas e surucucus.

bothrops-jararaca-da-seca.

http://cobrasvenenosas.com/bothrops-jararaca-da-seca.

O soro desenvolvido para antídoto é o soro Antibotrópico

Venenos Coagulantes:

Este tipo de veneno também é bastante potente. Desfaz o equilíbrio sanguíneo do organismo. Ele tem poder coagulante e anticoagulante. Age no corpo provocando a princípio a coagulação. Nesta fase o fluxo de sangue é bloqueado e são formados coágulos. O oxigênio começa a chegar com dificuldade nos rins. Surgem incessantes hemorragias por várias partes do corpo.

A toxina coagulante está presente no veneno da cascavel e também na surucucu.

surucucu-pico-de-jaca

http://cobrasvenenosas.com/surucucu-pico-de-jaca

A ação hemorrágica e coagulante fica por conta das jararacas.

Os soros desenvolvidos para este tipo de acidente ofídico são:

Antilaquético – contra picadas de surucucu

Anticrotálico –  contra picadas de cascavel

Anticrotálico-botrópico – contra acidentes envolvendo cascavéis e jararacas

Antibotrópico-laquético – contra picadas de jararacas e surucucus

Veneno Neurotóxico:

Este veneno possui uma potente toxina que afeta o sistema nervoso. Provoca paralisação muscular. A ação do veneno impede que os impulsos nervosos enviados pelo cérebro cheguem aos músculos, que ficam totalmente paralisados por não receberem nenhum sinal sináptico.

Além da paralisia surgem também os sintomas: visão dupla, falta de coordenação motora e quando a picada é de surucucu causa também hipotensão arterial, choque, diarreia, síndrome de excitação vagal bradicardia. Neurotoxina presente no veneno da cascavel, da coral verdadeira e surucucu.

micrurus-altirostris-cobra-coral-verdadeira

http://cobrasvenenosas.com/micrurus-altirostris-cobra-coral-verdadeira

Para combater este veneno temos os soros:

Antielapídido – Quando o ataque foi por cobra coral

Anticrotálico –   Quando o acidente ofídico foi causado por cascavel

Antilaquético – Quando o acidente ofídico foi por picada de surucucu.

Veneno Miotóxico:

Afeta os músculos cardíacos e pode causar ataque do coração. Lesiona fibras musculares. Provoca dores intensas nos músculos do corpo todo. Toxina presente no veneno da cascavel.

Crotalus-Durissus-Culminatus

http://cobrasvenenosas.com/Crotalus-Durissus-Culminatus. Cascavel

Soro empregado para antídoto: Anticrotálico – contra veneno de cascavel.

Veneno Hemotóxico ou Hemolíticos

Este veneno tem o poder de destruir as hemácias, que são as células vermelhas do sangue. Ele afeta e destrói também as veias.  Além disso causa, falência dos rins. Também pode provocar insuficiência respiratória e parada do fluxo sanguíneo. Toxina presente no veneno da cobra Jararaca.

Soro empregado para antídoto:  O soro Antibotrópico atua contra picadas de jararacas.

Os venenos mais potentes do Brasil não estão em frascos, nem são encontrados em laboratórios químicos. São toxinas vivas que enchem as glândulas dos mais temíveis répteis – as cobras das espécies Micrurus, Bothrops, Lachesis, Crotalus.

Quer conhecê-las? Sabe quem são?

Espécies venenosas do Brasil

Gênero:    <———————————————————> Cobras    /   Serpentes 

Bothrocophias / Bothrops  <———————————–> Jararacas e urutus

Crotalus   <——————————————————————-> Cascavel

Lachesis  <——————————————————————–> Surucucu

Micrurus  <————————————————————–> Corais verdadeiras

E você? Conhece algum veneno brasileiro mais potente que o das cobras peçonhentas? Compartilhe sua opinião.

Um abraço! Batista

 

Facilite seu Trabalho. K9UPRYPM4UL49TH

 

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.