Convicção ou Dúvidas?



Qual a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa? A pergunta parece não ter sentido ou, para muitos que não sabem fazer esta distinção, é uma incógnita. Mas, engana-se quem pensa que as duas categorias de serpentes são iguais. Aqui você fica basicamente informado (a) e passa conhecer essa diferença. Descobre o que os dentes têm a ver com isto. ficará sabendo também que o veneno não é peçonha.

Você sabe qual é a diferença? Se ainda não sabe vamos juntos conhecer. Com veneno de qualquer espécie não se brinca. E com peçonha muito menos. Principalmente, quando não sabemos sua origem nem quem é seu transportador.

Mas para sua proteção e conhecimento, é bom que saiba que existe diferença entre estas substâncias. Existe diferença em peçonha até entre as cobras peçonhentas de mesma espécie.

Os termos são naturalmente usados pela maioria das pessoas como se significassem a mesma coisa. Achar que cobra peçonhenta é o mesmo que cobra venenosa tornou-se tão comum que muitas vezes os dois termos são usados para fins de bom entendimento.

Mas, a confusão precisa ser esclarecida. Saiba portanto, qual a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa.

Qual a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa?

Quando se trata de cobras todo cuidado ainda é pouco. Não porque sejam animais do mal, como muitos acreditam. Mas, sim pela forma de defesa e sobrevivência que possuem.

A peçonha ou veneno que as cobras guardam em si, são na verdade, meios utilizados para a caça que lhes garante sobreviver e uma maneira de se defenderem dos predadores.

Temos que ter cuidado porque na maioria das vezes não nos é possível distinguir a cobra que pode nos causar mal daquela que é inteiramente inofensiva. Por isto, recomenda-se extremo cuidado.

Saiba a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa e Cuide-se!

Saber distinguir entre cobra peçonhenta e venenosa é de suma importância e uma das formas de cuidado, além de ficar um pouco mais informado (a) sobre o assunto. Observe então com toda a atenção e fique por dentro.

A Cobra peçonhenta
É aquela que possui estruturas denominadas glândulas de veneno, que podem inocular o líquido peçonhento no corpo de qualquer ser, através de dentes ou presas.  Isto quer dizer que peçonhenta é a cobra que tem um mecanismo capaz de injetar peçonha em suas vítimas.
Sem contar com os danos causado pela peçonha que, podem ser irreversíveis ou levar à morte.
Cobra venenosa
São aquelas que produzem substâncias venenosas que são tóxicas para outros organismos, porém, elas não tem aparelho ou mecanismo inoculador ou sua dentição não é adequada à inoculação de veneno. Ou seja, ela não pode injetar seu veneno em outros organismos.

Entre peçonha e veneno também há diferença!

Veneno

É uma substância ou toxina que pode ser originada tanto de animais quanto de vegetais ou minerais. Não é produzido por glândulas e não pode ser injetado pelo animal no corpo de outros seres.

É uma toxina que causa mal quando:

  • Entra no organismo através do sistema digestório. Isto é se for ingerido.
  • Se for absorvido pela pele.
  • Se for inalado, ou seja, se entrar no corpo pelo sistema respiratório.

Vale informar que a maioria dos animais venenosos apresentam elementos intoxicantes em sua carne, órgãos ou tecidos e causam intoxicação quando são ingeridos ainda frescos.



Peçonha:

É uma substância que possui em sua composição diversas toxinas. Sua origem é exclusivamente animal. É produzida em glândulas especializadas. A peçonha possui a capacidade de modificar o metabolismo da vítima provocando graves danos e até mesmo a morte.

Neste caso, resumindo para entender: cobras peçonhentas são as que podem inocular veneno. E cobras venenosas são as que possuem o veneno em si, mas não possuem um mecanismo de inoculação deste veneno em outros seres.

denticao-das-cobras-peçonhentas-e-não-peçonhentas.

http://cobrasvenenosas.com/denticao-das-cobras-peçonhentas-e-não-peçonhentas.


Qual a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa? – Só pra lembrar.

A verdade é que tem cobra/serpente de todo tipo. Tem as que são venenosas e não são peçonhentas – Elas tem veneno não produzidos em glândulas e não conseguem inoculá-lo.

Tem as que são peçonhentas e não são venenosas- Possuem glândulas de veneno localizadas em amb\os os lados da cabeça. Os dentes especializados estão conectados a estas glândulas. Quando dão o bote e atacam, pressionam a musculatura da cabeça fazendo com que o veneno escorra pelos dentes e atinja a corrente sanguínea de sua presa.



A dentição faz a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa não – peçonhenta.

Você sabia que a dentição das cobras pode determinar se ela é venenosa ou peçonhenta?

Observe que o líquido peçonhento que é produzido nas glândulas das cobras é introduzido no corpo de suas vítimas através dos dentes. Saiba também que é preciso que a dentição seja de certa forma adequada à inoculação da peçonha. Por causa disto as cobras são classificadas também, conforme seus dentes.

Veja só como podemos classificar as cobras de acordo com os dentes.

Dentição Características Saiba quem são:
Opistóglifas Possuem dentes grandes e com fendas por onde o veneno poderia escorrer. No entanto seus dentes ficam localizados na parte posterior e isto impossibilita a inoculação. Por isto, são consideradas não-peçonhentas. Falsa coral e cobra verde de jardim
Proteróglifas Estas também entram na classe das peçonhentas. Seus dentes são pequenos, porém possuem fenda por onde o veneno passa para chegar ao corpo da vítima. Coral verdadeira e Naja
Solenóglifas Estas são as tais peçonhentas. Seus dentes são ocos, ou seja possuem canais por onde o veneno pode escorrer. Além disso suas presas ficam na parte anterior da boca e são afiadíssimas como agulhas de injeção, facilitando a picada. Estas serpentes ainda contam com, uma vantagem. Seus dentes possuem a capacidade de permanecerem curvados para trás quando a boca está fechada e na hora do bote movimentam-se para a frente. Jararacas, Surucucu, Cascavéis,

Jararacuçu,

 

Áglifas Seus dentes são todos do mesmo tamanho e serrilhados.  A dentição não apresenta canais para passagem de veneno. Algumas nem ao menos possuem veneno. Como por exemplo, as serpentes constritoras. Quer dizer que não picam como as peçonhentas. Elas enrolam-se em suas vítimas e apertam, imobilizando-as e sufocando-as até a morte. Percebem as vítimas pelo calor e pelo movimento e surpreende-as atacando-as silenciosamente. Jiboia e Sucuri

E então? Saber qual a diferença entre cobra peçonhenta e venenosa, ajuda você a se cuidar melhor? Comente aqui.


Um grande abraço! Batista

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

2 thoughts on “Convicção ou Dúvidas?”

  1. Olá Boa noite! Me tira uma duvida? Meu irmão foi mordido por uma cobra e ele hj tem dificuldade para andar, isso e normal? Faz tempo que foi mordido ele não lembrava veio me falar hj. Ele faz tratamento pros nervos

    1. Olá Roh santos. Obrigado pela sua visita. Roh santos, a depender da gravidade da picada e local do corpo que o acidentado foi mordido, pode ser normal. Mas, eu não sou a pessoa indicada para te dizer se é ou não normal o seu irmão claudicar ou ter dificuldade para andar, por que não sou médico.

      Nesse caso: procure outro médico fora do local onde a pessoa acidentada foi atendido, conte lhe sobre esse problema e veja qual é a posição dele nesse sentido.

      Pois somente um especialista da medicina, pode tirar essa sua dúvida.

      Um grande abraço e torço pela recuperação do seu mano.

      Batista

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.