As 10 cobras mais venenosas do mundo


Entre os animais mais temidos do mundo estão as cobras. Curiosos répteis que se arrastam pelo solo causando medo e curiosidade.  Muitas são as características destes animais que aguçam o interesse de todos, ou da grande maioria. Assim como também fazem muita gente tremer somente em ouvir falar.

Você com certeza já ouviu falar ou leu vários relatos a respeito das cobras. Porém, talvez nunca tenha tido à oportunidade de ver uma lista sobre elas e quais as que são mais temidas mundialmente. Quer saber mais sobre esse assunto e quais são as 10 cobras mais venenosas do mundo? É uma curiosidade que muita gente tem. Mas não precisa esperar uma eternidade para saber.

Neste artigo você fica por dentro de tudo sobre – as 10 cobras mais temidas da natureza.
Uma das singularidades é a questão do veneno que cada uma possui. Porém, é preciso perceber que as listas que se referem às cobras mais venenosas do mundo muitas vezes diferem umas das outras.

Isto ocorre porque não há uma precisão na escolha das cobras, devido ao fato de haver uma imensa variabilidade nos testes que medem a toxicidade das peçonhas. Junta-se a isto a imensa diversidade de cobras existentes e as diferenças entre estes animais.

Observe as características das cobras abaixo:

O Ranking das 10 cobras mais venenosas do mundo:

  1. 1. A número 1 em periculosidade e veneno é a Taipan –Inland Taipan (Oxyuranus microlepidotus).
    Taipan do interior. a cobra mais venenosa do mundo

    http://cobrasvenenosas.com/Taipan do interior. a cobra mais venenosa do mundo

    Pertence a família Elapidae.  Seu habitat é o outback australiano e o litoral. Segundo os relatos e publicações ela é a cobra mais venenosa do mundo. Seu veneno é hemotóxico. A peçonha desta cobra destrói as células do sangue causando hemorragias internas. A peçonha pode matar um homem em um tempo limite de 45 minutos.

Suas glândulas de veneno guardam uma quantidade disponível de potente toxina capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Sua picada é fatal, pois dificilmente uma vítima sobrevive a ela, mesmo tomando o soro antiofídico.

2.  Cobra -Marrom (Pseudonaja textilis).

Cobra marrom (Pseudonaja textilis)

http://cobrasvenenosas.com/Cobra marrom

É a segunda mais venenosa do mundo. Vive na Austrália. Seu veneno  possui neurotoxinas que provocam coagulação do sangue. Ela se alimenta de ratos, pássaros, ovos e também de outras cobras.



3- A considerada 3º do ranking mundial é a Cascavel.

Crotalus-durissus-cascavel.

http://cobrasvenenosas.com/Crotalus-durissus-cascavel.

Seu veneno é hemotóxico. É um tipo de veneno capaz de destruir tecidos. Seus filhotes são considerados ainda mais perigosos que as cobras adultas pois estes filhotes não conseguem controlar a quantidade de veneno injetado na vítima.

Estas cobras causam muitas vezes, danos irreversíveis pois a peçonha que inoculam é dotada de toxinas que destroem os tecidos, sendo assim sua picada pode levar à morte ou à perda do membro afetado. No entanto a aplicação do soro é eficaz, reduzindo a taxa de mortalidade para menos de 4 %.

É uma cobra de fácil identificação devido ao chocalho presente em sua cauda. Os sintomas causados pelo veneno da cascavel incluem difícil respiração, hemorragia, paralisia, urina avermelhada ou escura.

4. O 4º lugar fica com a Cobra-da-Morte.

http://cobrasvenenosas.com/cobra-da-morte-Acanthophis-antarcticus

http://cobrasvenenosas.com/cobra-da-morte-Acanthophis-antarcticus

Esta cobra possui veneno neurotóxico que causa paralisia e pode provocar a morte caso a vítima não receba o soro em tempo hábil. Caso não receba o soro às chances de sobrevivências são remotas. Pois sua neurotoxina provoca insuficiência respiratória.


5. As 5ªs mais venenosas são as chamadas de Víboras. As piores da espécie são a víbora serrilhada e a víbora de Russel.

vibora-serrilhada

http://cobrasvenenosas.com/vibora-serrilhada

Vivem no Oriente Médio, na China, na Ásia e Índia.
Seu veneno pode ser neurotóxico e também hemotóxico. Sua picada pode levar à morte por insuficiência cardíaca ou respiratória. Seu veneno pode também provocar septicemia.

6. Em 6º lugar vem a Krait  Malasiana.

Krait-azul-malasiana (Bungarus candidus)

http://cobrasvenenosas.com/Krait-Malasiana (Bungarus candidus)

A krait possui um veneno mais potente que o da cobra Naja. As toxinas presentes no veneno induzem a paralisia muscular, e em seguida ocorrem tremores, espasmos, câimbras.

Sua picada é fatal em 50 % dos casos. Se o socorro demorar a vítima entra em coma ou tem morte cerebral por hipóxia.  Elas têm uma coloração negra azulada com faixas brancas. Estas cobras vivem no sudeste da Ásia e Indonésia.

7. O 7º lugar no ranking das 10 cobras mais venenosas fica com a Naja e a Naja cuspideira.

Naja_naja-Crutchfield

http://cobrasvenenosas.com/Naja_naja-

Estas cobras vivem na África e na Ásia.  O veneno das Najas é altamente neurotóxico e afeta o sistema nervoso provocando paralisia. Em alguns tipos de Naja o veneno possui características citotóxicas, que levam a inchação do local ferido e necrose do tecido. Algumas Najas possuem veneno com substâncias cardiotóxicas, que afetam o coração.

As najas cuspideiras (Naja nigricollis ).

naja cuspideira.

http://cobrasvenenosas.com/naja cuspideira.

São as najas que desenvolveram uma capacidade especial de defesa e ataque. Elas são capazes de esguichar o veneno. A cobra é capaz de impulsionar o veneno para fora em forma de jato. Ao cair na pele este veneno irrita gravemente se não for limpo rapidamente. Ao cair nos olhos pode cegar.

O veneno é neurotóxico afetando e prejudicando a comunicação entre músculos e nervos. Apenas uma gota deste veneno pode matar 40 ratos. As najas podem cuspir veneno até 40 0u 50 vezes. Isso ocorre devido a sua grande capacidade de produzir veneno. As Najas vivem na África e Ásia. Elas são muito usadas pelos encantadores de serpente. Elas apenas seguem a flauta, pois não possuem audição.

8. Entre as 10 cobras mais venenosas a Mamba Negra ocupa o oitavo lugar.

mamba negra (Dendroaspis polylepis)

http://cobrasvenenosas.com/mamba negra (Dendroaspis polylepis)

Vive na África. Possui a caraterística de ser a cobra mais rápida do mundo devido a seu ataque muito preciso e sua agressividade. Seu veneno é neurotóxico e possui ação muito rápida. O socorro às vítimas de sua mordida, precisa ser imediato, pois as toxinas avançam rapidamente pelo organismo causando nefrotoxicidade, cardiotoxicidade, paralisia respiratória, coma e morte.

9. A número 9 no ranking das 10 cobras mais venenosas é a Serpente do Mar.

Serpente do mar

http://cobrasvenenosas.com/Serpente do mar

É uma cobra que tem vida totalmente aquática não conseguindo se locomover na terra. É uma cobra muito venenosa, porém a quantidade de veneno inoculado nas vítimas causa poucos sintomas. Isto leva muitos a não procurarem socorro imediato, acabando portanto em morte. Esta cobra tem seu habitat no litoral do Oceano Índico e Austrália.
10. A décima cobra mais venenosa é a Serpente –Tigre –

Serpente tigre

http://cobrasvenenosas.com/Serpente tigre

Vive na Austrália. Seu veneno é neurotóxico. É um veneno muito potente. É uma cobra que ataca com precisão infalível. Torna-se agressiva quando encurralada.
Referência:

Um grande abraço, cordialmente! Batista

 

Tenho Certeza que alguém do seu círculo de amizades já curtiram ou, compartilharam esse conteúdo. Por isso, creio que você irá curtir ou compartilhar também.

1 thought on “As 10 cobras mais venenosas do mundo”

Seja Bem vindo (a). Por favor, se você achou alguma das postagens interessante, deixe seu comentário. E não esqueça de curtir e compartilhar para que mais pessoas conheça esse trabalho.